Café Online
Redação
politica@t1noticias.com.br

“Nós temos uma guerreira tocantinense à frente da Agricultura. Não podemos desperdiçar”

Carlos Amastha, prefeito de Palmas, nesta segunda-feira, 8, sobre a Ministra Kátia Abreu

0

A favor da redução

01/07/2015 17:06:11

O deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) votou a favor da proposta de redução da maioridade de 18 para 16 anos em caso de crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes). A decisão foi apertada, por apenas 5 votos a redução da maioridade penal para 16 anos não foi aprovada, permanecendo como estava, ou seja maioridade à partir de 18 anos.

Informações valiosas

01/07/2015 10:01:46

A CPI que investiga a manipulação de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) vai pedir a quebra do sigilo fiscal e bancário dos ex-conselheiros Jorge Victor Rodrigues e Adriana Oliveira e Ribeiro, e de Gegliane Maria Bessa, convocados a depor na comissão nesta terça-feira, 30. “Os três estão envolvidos até o pescoço com o esquema criminoso no Carf”, foi o que disse o senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO), que preside a CPI. Os depoentes haviam garantido, no STF, habeas corpus para ficar em silêncio na CPI. Mas Gegliane, que trabalhava na J.R. Silva Advogados e Associados, empresa de Adriana, decidiu colaborar com a comissão e, em uma reunião fechada, revelou “informações valiosas”, de acordo com o senador Ataídes.

Titular

30/06/2015 12:31:32

A deputada federal Josi Nunes (PMDB) foi indicada para ser titular da Subcomissão Permanente que analisa os indicadores e qualidade da Educação da Câmara dos Deputados, que tem o deputado Giuseppe Vecci (PSDB/GO) como Presidente , o deputado Pedro Uczai (PT/SC) como primeiro vice e o deputado Rogério Marinho (PSDB/RN) como relator.

Ganhou perdendo

30/06/2015 12:44:47

A crise financeira do Brasil chegou às discussões parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado nesta terça-feira, 30, quando o deputado Olyntho Neto (PSDB) lembrou que “o brasileiro tem visto a sua capacidade de compra cada dia pior” e para ele o principal causador da crise chama-se “incompetência e corrupção”, sugestionando os escândalos que vieram à tona no governo do PT. Para José Bonifácio (PR) o segundo colocado nas eleições do ano passado, senador Aécio Neves (PSDB), “ganhou perdendo”.

Pelo tempo

30/06/2015 12:36:56

O deputado Valdemar Júnior (PSD) reivindicou o tempo da liderança do seu bloco partidário, que já havia sido pedido pelo seu colega de partido deputado Toinho Andrade, na sessão plenária da última quinta-feira, 25. O deputado queria usar o tempo, mas Toinho não cedeu a vez ao colega. No fim da sessão os deputados chegaram a conclusão, por uma sugestão de Elenil da Penha (PMDB), que a inscrição deverá ser feita no dia da sessão. Em tom apaziguador o deputado Zé Roberto (PT) falou que “não é justo só um se inscrever e outro não. É preciso ter o debate e garantir a palavra de todos igualmente. No nosso bloco funciona assim”.

1

Demissão de Dunga

29/06/2015 17:33:42

O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos usou a página 'Amigos do Tocantins', no Facebook, para pedir ao Senador Ataídes Oliveira que exija da Confederação Brasileira de Futebol, a demissão do técnico da Seleção, Dunga. Segue a nota: "Prezado Senador Ataídes Oliveira, em nome dos milhares de torcedores brasileiros, que tem no futebol um dos orgulhos nacionais, exija da CBF a demissão do "técnico" Dunga. Vamos correr o risco de não nos classificarmos para a Copa do Mundo, basta considerarmos que ficaremos abaixo do 4 º lugar na Copa América. A CBF está sob investigação, ela não pode impor uma nova era Dunga aos brasileiros. Temos técnicos de sucesso, com resultados e credibilidade. Até quando a Seleção Brasileira vai ser instrumento de "valorizar" passes de jogadores obscuros para "render" lucro aos "operadores das escalações"? Até quando vamos vender amistosos e direitos de transmissão atrelados aos horários nobres de interesse das tevês em detrimento ao melhor para o futebol e torcedores? O Futebol é assunto sério, é fonte de renda e turismo, sem falar na maior paixão nacional. Seja a voz dos corações doloridos dos torcedores brasileiros! Um abraço!"

Crédito rural

25/06/2015 12:37:52

Em viagem a Goiânia nesta quarta-feira, 24, a ministra Kátia Abreu afirmou que os recursos para financiamento da agropecuária na safra 2015/2016 estarão disponíveis para o produtor rural até 2 de julho. Ela esteve na capital goiana para apresentar o Plano Agrícola e Pecuário, que disponibilizará R$ 187,7 bilhões em crédito, aumento de 20% em relação à temporada passada. “Estivemos pessoalmente com o presidente do Banco do Brasil e sua diretoria e acordamos que as propostas seriam recebidas de 15 a 20 deste mês e no dia 2 de julho o dinheiro estará disponível”, disse a ministra.

 

Zé Roberto comemora

01/07/2015 11:04:52

A rejeição da redução da maioridade penal foi comemorada pelo deputado Zé Roberto (PT). Ele ressaltou a bancada feminina do Estado que se somou aos 184 votos contrários, que “não permitiram que esse desastre fosse implantado no nosso país”. Para Zé Roberto, reduzir a maioridade penal “é jogar o jovem na mão do crime organizado”. O deputado defende que sejam estabelecidas políticas públicas que permitam aos jovens infratores a ressocialização.

Regulação de plebiscito

25/06/2015 08:50:51

O PL 63 que dispõe sobre a regulação de plebiscito para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, foi tema de esclarecimentos do seu autor, deputado Ricardo Ayres (PSB) na Câmara de Vereadores de Porto Nacional. Ayres esclareceu ainda questionamentos específicos sobre o distrito de Luzimangues, que é território de Porto Nacional e já tem sido alvo de especulação relativa ao tema de que trata o PL 63 e ressaltou que “qualquer desmembramento, sobre qualquer pretexto, não pode ser feito sem ouvir a população de Porto Nacional, o que naturalmente também inclui o Distrito”.

Propaganda irregular

25/06/2015 08:46:20

Estão expostos na cidade de Colméia diversas peças publicitárias que ferem os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que regem a administração pública e por isso o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao presidente da Câmara e ao prefeito da cidade que retirem as placas e outdoors imediatamente. Elas contem nomes e fotografias dos agentes políticos.